O Governo Federal repassou, recentemente, R$ 46 milhões para o Governo do Rio Grande do Norte para dar continuidade às obras do Complexo Hidrossocial Oiticica. Os recursos serão utilizados para a elevação do barramento, as agrovilas e os serviços complementares, como estradas de acesso e implantação da rede de energia elétrica. A construção faz parte do pacote de obras prioritárias apresentado pela Governadora Fátima Bezerra ao ministro, Waldez Góes, no início do mês.
Atualmente, a Barragem Oiticica está com 95% das obras físicas concluídas. A capacidade atual do reservatório é 75,56 milhões de metros cúbicos. A capacidade final será de 598 milhões, que beneficiarão 43 municípios e 800 mil pessoas. Será o terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte. A obra está localizada no município de Jucurutu e faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
“Essa barragem está sendo construída desde 2003 e, agora, finalmente estamos vendo a conclusão. Passamos por muitas lutas, nós que fomos atingidos pela construção dessa barragem. Conseguimos muitas coisas, inclusive, a nova Vila Barra de Santana, que é onde a gente mora. Vivemos hoje em uma outra realidade. A gente morava em um lugar pequeno, pacato. Agora a comunidade é toda moderna, as casas têm um padrão excelente”, comemorou a autônoma Erica Nayara Gomes Fernandes, moradora da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário