PARÓQUIA DE JUCURUTU CELEBRA A ORDENAÇÃO DIACONAL DO SEMINARISTA LEONARDO FELIPE

 

A Igreja Matriz da Paróquia de São Sebastião e São Miguel de Jucurutu, na região do Seridó potiguar, ficou pequena para a missa solene de ordenação diaconal de Leonardo Felipe Soares.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Antônio Carlos Cruz Santos e concelebrada por diversos padres da nossa Igreja Particular e de outras paróquias, e ocorreu às 19h, no dia 28 de maio de 2024.

A missa contou ainda com a presença de diáconos permanentes, seminaristas, familiares de Leonardo e um grande número de fiéis da comunidade e de várias paróquias da diocese onde ele desenvolveu trabalhos pastorais no período em que esteve em formação como seminarista.

Composta de vários ritos que expressam a entrega do ordenando a Jesus Cristo e à Igreja, a celebração foi marcada de muita emoção. Já na procissão de entrada, Leonardo acompanhado de seus pais, estava visivelmente emocionado.

Durante a celebração, foi chamado à frente da comunidade e apresentado ao bispo pelo reitor do Seminário Diocesano.

Após a homilia, o seminarista manifestou perante o povo de Deus a sua livre vontade em assumir o ministério do diaconato.

Em seguida, já prostrado ao chão, cantou-se a Ladainha – momento em que o bispo, o clero e todos os fiéis rogam a Deus “que derrame com bondade a sua bênção sobre este servo” –, logo após foi feita a imposição das mãos e a prece de ordenação pelo bispo, a qual pede a Deus que “envie sobre ele, o Espírito Santo que o fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério”. Ainda como parte do ritual, o diácono foi revestido de estola e a dalmática (vestes próprias do ministério), recebeu o Livro dos Evangelhos das mãos do bispo, o abraço da paz e acolhida do clero ao novo diácono diocesano.

No final da celebração, muito emocionado, Leonardo Felipe agradeceu a todos que o acolheram nos oito anos de sua formação, às paróquias, às pastorais, ao clero e principalmente aos amigos e familiares que sempre rezaram e o apoiaram na caminhada pelo discernimento vocacional.

Com informações da PASCOM/JUCURUTU e fotografia Sacerdos Photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário