SOBE PARA 10 NÚMERO DE PACIENTES QUE PERDERAM GLOBO OCULAR EM MUTIRÃO DE CIRURGIAS EM PARELHAS

 

Subiu para 10 o número de pacientes que perderam o globo ocular após serem infectados por uma bactéria em um mutirão de cirurgias de catarata na cidade de Parelhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

O secretário de saúde do município, Tiago Tibério, confirmou a informação na manhã desta quinta-feira 24. O novo paciente que precisou retirar um dos olhos é um homem de 84 anos, segundo o gestor. A cirurgia de retirada do globo aconteceu na quarta 23.

Até então, o município tinha a confirmação de nove pacientes que precisaram retirar o globo ocular. Com a atualização, do total de 15 infectados no mutirão, 10 perderam o globo ocular, quatro passaram por cirurgia de vitrectomia, que substitui um gel na área interna do olho – e um paciente segue em acompanhamento.

Os pacientes infectados têm entre 43 e 84 anos de idade

Tiago afirmou que o município deve entregar ao Ministério Público, nesta sexta-feira 25, o relatório do inquérito civil aberto pela própria administração para investigar o caso. De acordo com ele, o processo corre em sigilo.

As cirurgias aconteceram nos dias 27 e 28 de setembro na Maternidade Dr. Graciliano Lordão, em Parelhas. Porém as infecções ocorreram apenas com pacientes do primeiro dia. Dos 20 pacientes operados na sexta-feira 27, 15 tiveram uma endoftalmite – infecção ocular causada pela bactéria Enterobacter cloacae.

Um inquérito aberto pelo MP sobre o caso apontou que uma falha na esterilização dos equipamentos cirúrgicos causou a ploriferaçãõ da bactéria.

Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário